quarta-feira, 1 de abril de 2015

NAVEGAR É PRECISO; VIVER NÃO É PRECISO


"A Navegação é uma ciência exata, em comparação com a Vida, 
 que sabemos onde começa e jamais onde termina!"


Fernando Pessoa deu-lhe outros significados no poema "Navegar é preciso".
Navegar é preciso no sentido de ser uma atividade, uma ciência precisa; 

Já viver não é preciso no sentido de que a vida envolve não somente o lado racional, como também o emocional e o espiritual. Viver não é nem nunca será, portanto, uma atividade precisa. Viver é deliciosamente ou terrivelmente impreciso, dependendo dos olhos de quem vê.

É fato que existem incontáveis destinos que podem ser alcançados. Entretanto, acredito que apesar da diversidade de chegadas, é possível realizar uma boa viagem utilizando os cinco fundamentos básicos:

OBJETIVO
…Saiba precisamente qual o lugar que deseja chegar. Nenhum condutor partirá sem saber qual é o destino de sua jornada. Imagine-se comandando um navio. Sem um destino certo, um endereço exato, latitude e longitude, você corre o risco de chegar em qualquer lugar ou em lugar algum.

FOCO
…Defina uma estratégia, uma rota para seu destino e mantenha os olhos fixos no caminho para que possa fazer os ajustes necessários durante a jornada. 

Quando olhamos com mais atenção qualquer percurso percorrido por alguém bem-sucedido, percebemos que a trajetória que de longe parecia uma linha reta ligando o ponto A ao ponto B, de perto, foi construída por uma sucessão de pequeníssimas linhas em diferentes direções. Se você não estiver no foco, não será capaz de perceber o momento de ajustar sua rota.

PERSISTÊNCIA
… Você já sabe qual seu destino e tem uma trajetória definida para chegar lá, a próxima coisa com que deve se preocupar é se manter firme no seu objetivo. É certo que algumas vezes, o clima da viagem não será apenas de sol e calmaria, você terá que lidar com as turbulências e mudanças do tempo, acelerar ou retardar a velocidade com que viaja. 

Provavelmente você tenha que improvisar para continuar no curso correto. Também existirão situações em que os caminhos que no mapa pareciam adequados, irão se mostrar ineficientes e você terá que encontrar novas rotas mesmo já estando em movimento. 

Persistir e continuar tentando encontrar um caminho é uma característica essencial nas pessoas que alcançaram o destino escolhido.

AUTODESENVOLVIMENTO
…Se prepare constantemente....!!!

As conclusões e estratégias definidas por alguém que se baseia apenas em um mapa serão muito diferentes da pessoa que é capaz de entender os ventos, e guiar-se pelas estrelas. 

Quanto maior seu conhecimento a respeito das variáveis envolvidas em sua viagem, maiores serão suas chances. Além disso, nunca é tarde para acrescentar uma nova habilidade.

Quanto melhor a preparação, melhores serão suas escolhas no decorrer da viagem. 




CELEBRAÇÃO
…

Aprenda a comemorar cada quilometro percorrido, cada onda superada, cada trecho vencido. Celebrar fará com que aumente em você a sensação de que está em movimento, que está evoluindo e chegando mais perto de seu destino. 

Isso vai aumentar, e muito, sua motivação e sua gratidão, primordiais para o sucesso da sua viagem.

Agora é só seguir rumo ao que é sucesso para você.


BOA VIAGEM…E MANDE NOTÍCIAS.
QUERO COMEMORAR TAMBÉM O SEU SUCESSO !

Carlos Alberto Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário