terça-feira, 15 de setembro de 2015

11 DICAS DE MOTIVAÇÃO PESSOAL




Motivação é aquele impulso interno que gera ação. 

Sem motivação é muito difícil estudar, trabalhar, cuidar da saúde, fazer exercícios físicos e atingir os nossos objetivos e metas. 

Atualmente a motivação é bastante estudada. Cada pessoa tem a capacidade de se automotivar ou desmotivar. O psicólogo americano Abraham Maslow, estudioso da motivação humana, propôs a “hierarquia de necessidades humanas”. 

Pegando a imagem de uma pirâmide para o estudo, criou cinco níveis: Na base da pirâmide encontramos as necessidades mais básicas: respirar, comer, dormir… Acima da base, o segundo nível, temos a segurança: emprego estável, plano de saúde, casa própria… No terceiro nível, as necessidades do relacionamento humano: amizades, relacionamentos, sexo… No quarto nível reconhecimento: confiança, conquista, respeito dos outros… 
E, no topo da pirâmide, a realização pessoal: o que queremos ser, ter ou realizar.




Maslow acreditava que, só quando uma necessidade fosse satisfeita, pelo menos em parte, o ser humano teria necessidade da próxima.

 
A automotivação gera comportamentos saudáveis e congruentes com suas metas. Esse fator contribui para a elevação do bem-estar, além de aumentar o sentimento de prazer, competência e autodeterminação.


Manter-se motivado e ter um objetivo a ser alcançado é fundamental para a autoestima.

Todas essas 11 dicas com atitudes positivas e emoções, fazem parte de metodologia comprovada de planejamento, foco, resultado e melhoria continua, que aplico nas minhas aulas (sessões), e que também pratico na minha vida.


1. Tenha sonhos

O que nos mantem motivados são nossos sonhos. Eles são fundamentais para que possamos superar obstáculos e realizar objetivos. Observe se seus sonhos estão realmente em primeiro plano e o que você está fazendo por eles. Reflita sobre isso, e coloque no papel.

2. Acredite em você

Só é possível desenvolver um bom trabalho e atingir metas se você tiver compreensão e clareza sobre a sua capacidade de realização. Antes de tudo, acredite nas suas capacidades.

3. Enfrente os desafios

Por mais árdua que seja a batalha, encare os desafios. Esteja sempre consciente da sua competência. Supere a insegurança, medo e as incertezas. Para conseguir ultrapassar barreiras, o conhecimento e a preparação são  essenciais par conclusão de cada etapa de seus projetos. Sendo assim, prepare-se.

4. Aprenda com as falhas

Elas vão tornar você mais experiente e atento diante das novas situações, fazendo com que essa experiência com resultado negativo se converta em aprendizado. Ficar paralisado por ter falhado não vai ajudar em nada.          O melhor a fazer é manter o foco e seguir em frente de uma outra forma.

5. Faça atividades que vão gerar prazer

Realize coisas que proporcionem bem­-estar. Crie uma lista de atividades que você gostaria de fazer, escolha pelo menos uma e comece a praticá-la. Isso vai contribuir para que você tenha mais ânimo e motivação.

6. Pensamento positivo

Pessoas otimistas encaram desafios com firmeza e disposição. Procure afastar a negatividade dos pensamentos com atitudes positivas. Fique perto de pessoas otimistas e se contagie.

7. Estabeleça metas


Procure escrever as suas metas, já foi provado através de estudos que esse simples ato de registrar os pensamentos no papel, faz com que tenhamos melhores resultados em nossos propósitos. Infelizmente a maioria das pessoas não acredita nessa técnica e nem na sua própria capacidade de alcançar suas metas.

Depois de traçar suas metas, construa uma lista com as suas prioridades, determinando um prazo para que elas aconteçam. Se os motivos para alcançar seus objetivos forem bem fortes, a sua disciplina terá que ser reforçada, não existe outro caminho para o sucesso pessoal. Lembre-se sempre de que a disciplina é tão importante quanto a coragem.

8. Reclamar só bloqueia

Procure soluções que vão resolver o problema. O primeiro passo para a solução, é optar pela mudança de comportamento, analisando o que não está correto e quais são as alternativas para solucionar a questão. Ficar reclamando das dificuldades só diminuir o tempo que poderia ser melhor aproveitado na busca por soluções.

9. Reflita

Reserve todos os dias, alguns minutos do seu tempo para refletir sobre atitudes, comportamentos, fracassos e conquistas. Faça uma análise para saber se os seus objetivos estão alinhados com as suas ações, de forma que você possa redirecionar seus esforços para o que realmente interessa.

10. Fique no comando


Tenha foco e disciplina com suas atividades pessoais e profissionais, expectativas mais realistas vão levá-lo, com mais segurança, a enfrentar os novos riscos que vêm com os novos objetivos. Seja paciente com novas situações que vão surgir, mesmo que não seja fácil enfrentá-las. Compartilhe suas experiências e ideias e aprenda a ouvir.


Tenha sempre em mente a busca pelos resultados, perder faz parte do jogo e da vida, corrija rápido e procure aprender com a experiência de outras pessoas. Seja humilde e tente encontrar um mentor que o ajude em algumas situações. Jamais desista no meio do processo, encontre novas formas e continue no comando das suas emoções e atitudes.


11. Comemore cada conquista

É importante comemorar os resultados positivos. Celebre suas vitórias, mesmo aquelas que supostamente são pequenas, e permita-se sentir a sensação de dever cumprido e metas alcançadas com o seu esforço, foco e determinação.


LEMBRE-SE...




Teste, pratique e comemore os resultados..!!!

3 comentários:

  1. Boas dicas, Xavier, obrigada. Fiquei animada para por em prática e ir atrás de alguns sonhos adormecidos. Meu problema é conseguir manter-me animada e motivada ao longo do percurso.

    Outro problema que sinto, é a minha má administração do tempo...com tantas coisas urgentes para fazer, sobra pouco tempo para ir atrás dos seus sonhos. Se puder, adoraria ler alguma coisa sobre "administração do tempo" no seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas, Xavier, obrigada. Fiquei animada para por em prática e ir atrás de alguns sonhos adormecidos. Meu problema é conseguir manter-me animada e motivada ao longo do percurso.

    Outro problema que sinto, é a minha má administração do tempo...com tantas coisas urgentes para fazer, sobra pouco tempo para ir atrás dos seus sonhos. Se puder, adoraria ler alguma coisa sobre "administração do tempo" no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra, a administração do tempo afeta muitas pessoas nos dias atuais. Já que não podemos controlar o tempo, podemos usa-lo da melhor forma possível. Em breve publicarei uma das ferramentas de Administração do Tempo, que aplico nas minhas sessões. Continue me acompanhando....O melhor ainda esta por vir.

    ResponderExcluir